23 de janeiro de 2010

"O novo mundo da técnica é, portanto, como um gigantesco aparelho ortopédico que vocês, os técnicos, querem criar, e toda a técnica tem esta maravilhosa e - como tudo no homem - dramática tendência e qualidade de ser uma fabulosa e grande ortopedia."
Ortega y Gasset*

5 comentários:

  1. * 2009 [1952] "O Mito do Homem Além-Técnica", em 'Meditação sobre a técnica', Fim de Século, pp 103-104

    ResponderEliminar
  2. Ahah, é a frase final da intervenção! No início, avisa que não teve tempo para prepará-la; a certa altura diz qq coisa do género "a partir de agora vou improvisar e isto pode não correr lá muito bem". Então segue segue, cheio de piadas - que é a melhor maneira de lidar com a situação, não? - e termina com esta saída deliciosa da ortopedia. Não é o texto mais produtivo - prefira-se o curso, de 1933, "Meditação sobre a técnica" (mesmo livro). "O especialista e o filósofo (112-117) é, perdoem-me, 'O LOL'.

    ResponderEliminar
  3. A tecnologia, aproxima-nos de quem está longe e afasta-nos de quem está perto.

    ResponderEliminar
  4. Sabe que tenho sempre alguma renitência em concordar com grandes chavões, mas esse parece-me certo.
    Porque a tecnologia aproxima-nos, mas não nos deixa ver e tocar, além de que nos protege do imprevisto: a qualquer chatice, fazemos 'logout'. E então desaprendemos a lidar com certos Importantes do quotidiano (ou que pelo menos que foram importantes até agora). O futuro poderá ser uma coisa radicalmente diferente, ou nem por isso.

    ResponderEliminar