29 de março de 2009

natureza humana?

a Força Exacta é violência.
a Força em espirro, ao acaso, não é violência, é existência.
O mal é Fixar a Força (direccioná-la) porque a natureza espontânea não o FAZ.
Natural é ser FORTE, isto é, avançar.
Violento é o Percurso que antecede o viajante. Antes dos pés:
Sapatos; a estrada.
A Força Exacta é a violência.
A natureza não tem, nunca teve, Forças EXACTAS.
E tudo o que o homem faz é tornar exacta a FORÇA.
Ser violento é construir; todo o Edifício é violência.
O homem é o Exacto da Natureza; a falha NATURAL; o Erro.
Deus errou:
fez o homem EXACTO.

Gonçalo M Tavares, Investigações

9 comentários:

  1. Obrigada R! [pelo bloco em q todas as páginas davam um post]

    ResponderEliminar
  2. 5*****. Só não gostei da parte em que Deus errou :P Homem = Fruto da natureza = Deus.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Hummm. Eu não vou mt à bola com deus, por isso é-me igual ao litro. :P

    ResponderEliminar
  4. engraçado, eu não tive tanto essa interpretação. foi mais: o homem: é o resultado de um erro de Deus; que avança violentamente contra a natureza.
    isto deixou-me bem confuso ?_?

    ResponderEliminar
  5. Não me chateia nada que cada um tenha a sua interpretação, imagino q ao autor tb não. Eu pensei na ciência, vê lá, em física, mais propriamente. A tradução da natureza em forças e vectores, um acto de violência para com a realidade, que em si é apenas o que é. As construções são violências, são modelações, são..é isso. x) Errar errar... Pois, não prestei mta atenção ao 'erro de deus', mas talvez isso Mário, ou talvez por fazer nascer a própria contradição do mundo-existência - neste sentido da violência, de não conseguir olhar para as coisas sem ordená-las, classificá-las, fixá-las. A diferença entre o espirro ao acaso e as nossas análises. Aquilo que eu estou agora a fazer! :P

    ResponderEliminar
  6. Eu acrescentava: Criou o homem, EXACTO!

    ResponderEliminar
  7. Orgulho-me de lê-lo a ESCREVER aqui pelas tuas mãos,

    o Mestre Tavares.

    Hasta luego =P

    ResponderEliminar
  8. muito bom. Se bem que a parte final parece fora do contexto...td uma questão de natureza/ exactidão, pk raio aparece Deus? tb estou confusa.

    (o homem é assim tão exacto?:P)

    desculpa lá tou lenta, hoje.:S

    ResponderEliminar