27 de abril de 2009

apresento-vos Samburu

Tenho tido aulas de ecologia e nutrição humana, de que tenho gostado muito, e os Samburu (povo pastor de gado, nómada, do Quénia) são uma referência constante; o seu nome vem normalmente precedido da expressão excepto para. Apesar da sua dieta aparentemente pouco rica, e certamente pouco variada, com uma proporção alimentos de origem vegetal/alimentos de origem animal bizarra para um grupo africano de savana – sobrevivem praticamente de leite, por vezes consumindo também uma mistura deste com sangue bovino –, os Samburu são extremamente altos e elegantes. Queria dar-vos a sua altura média, prometo que aponto na próxima aula, mas lembro-me que apresentavam um IMC que rondava os 18pontos (magros, portanto) e níveis de colesterol relativamente elevados.
A sua altura contraria todas as nossas noções dos efeitos de uma dieta estreita e repetitiva; alguns autores justificam este crescimento pelo leite, um recurso que, ainda que considerado por muitos desadequado ao nosso organismo (a questão da sua inexistência na "dieta paleolítica", com a qual vivemos de acordo 99,9% da nossa história evolutiva enquanto espécie), não deixa de ser bastante nutritivo. De qualquer forma, a julgar assim, é provável que atingissem alturas muito maiores com uma dieta rica e equilibrada ao longo de gerações (sim, porque existe um efeito intergeracional a intervir no processo de crescimento, sabiam?). Este corpo é o ideal para um ambiente quente: membros compridos, maior superfície corporal/massa, maior dissipação de calor. (Por oposição, temos o corpo tipo barril dos Inuit, por exemplo.) Ao que parece, os Samburu são os primeiros a apreciar a sua forma: auto-elogiam a sua altura e elegância, em torno delas existem narrativas glorificadoras, e, com os seus panos e missangas cuidados, dão fotografias tão bonitas que, bolas!, eles só podem saber o que estão a fazer!

10 comentários:

  1. Não deixa de ser extraordinário estas afirmações quando a sociedade ocidental se preocupa tanto com uma alimentação equilibrada e nutritiva, apresentando niveis horrorosos de obesidade quando olhariam com inveja para a elegância de homens e mulheres desta etnia...lol...a variedade nem sempre é positiva.

    ResponderEliminar
  2. Soraia, benvinda!
    Sim, é inacreditável. Mas os Samburu são uma verdadeira excepção.
    Cumps

    ResponderEliminar
  3. Desconhecia completamente esta tribo, confesso que os confundi com os Massai ou com os Nuer aliás são bem parecidos (acho eu)… Ecologia humana…não me fales nisso por favor :(
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. Na wikipédia diz que são próximos dos Masai, mas de facto estes são mais altos.

    ResponderEliminar
  5. http://media.photobucket.com/image/samburu/springautumn_2007/AFRICA/SamburuTribalDancersSamburuNational.jpg acho que costumam competir para ver quem salta mais alto. repara como enrolam os panos para parecerem estreitos! Cumps

    ResponderEliminar
  6. uma perguntinha: seria, de alguma forma ou de todas as formas, deprimente tentar perceber o quão mais altos eles são do que eu?

    não respondas.

    isto para já não falar na forma fisica...

    ResponderEliminar
  7. qual é a esperança média de vida destes seres?

    ResponderEliminar
  8. * IMPORTANTE *

    Caros,

    fiz alguma confusão entre os Samburu e os Turkana. São ambos grupos do Quénia, assim como os Masai, todos muito altos e desafiadores dos nossos conhecimentos sobre aquilo que constitui uma dieta saudável.
    PORÉM, os mais altos e, de facto, mais evocados - até porque vivem muito mais desprotegidos (como referi, os Samburu ocupam uma reserva) - são os TURKANA! Os turkana têm igualmente aquele hábito dos colares altos ao pescoço, que vão sendo adicionados ao longo da vida (http://www.jhsafaris.com/images/turkana.jpg). Altura média: 1,80m. Esperança média de vida: não consegui arranjar, mas não será elevada. De qualquer forma, não apresentam doenças crónicas do tipo que normalmente encontraríamos associadas ao tipo de dieta que levam.

    Peço desculpa pelo lapso.

    (Mantenho o post porque, em boa verdade, não está errado. Tratam-se de populações muito semelhantes a este nível.)

    ResponderEliminar
  9. --> leia-se 'digo eu/parece-me/qqcoisaassimreservandolugaraoerro' onde diz 'em boa verdade'...

    ResponderEliminar