17 de abril de 2009

extra-conjugal


Introdução: Absinto, a musa do século XIX

Temos uma relação complicada, mas o gatinho gosta!

10 comentários:

  1. Como se desencadeia um googlanço destes? Uma bezana ontem à noite e respectiva ressaca? Não! Trabalhar desde as 9h30 e descobrir q uma das primeiras descrições médicas da anorexia nervosa foi feita pelo mesmo senhor que escreveu "A acção tóxica da essência de absinto" (1864), entre outros‏: Louis-Victor Marcé (1828-1864). E pronto, agora são pessoas mais cultas.

    ResponderEliminar
  2. Pergunto-me como é que antes, a maioria das pessoas vivia relativamente pouco tempo, conseguiam contribuir com reflexões e obras para a sociedade e morriam aos 40s ou menos. Hoje em dia vivem até aos 70s e andamos todos neste marasmo, será que as coisas importantes já foram todas investigadas, faladas e debatidas? Há coisas novas?

    ResponderEliminar
  3. As coisas importantes não estão de todo esgotadas. Sem querer dizer "as abordagens mais óbvias é q talvez" (oops, disse, estou só a ser parva), se calhar estamos é cada vez mais cientes da complexidade do mundo e, verdade seja dita, normalmente só reconhecemos as contribuições de q falas 50anos depois de elas serem feitas. Se pensares: não temos por aí uma boa lista de pensadores do pós-IIªGM? O que isto precisa é de tempo e de uns abanões de vez em qd. x)

    ResponderEliminar
  4. (sobre a "complexidade": estou a pensar no [chato e útil] pós-modernismo)

    ResponderEliminar
  5. Sim, mas eu sou totalmente leigo na matéria...
    No entanto, para além de quem pense, é necessário quem implemente.

    ResponderEliminar
  6. Ui ui, aí é q a porca torce o rabo! Há mt pouca gente a pensar com interesse em governar, e os q governam sabem mais de retórica do q sobre as suas próprias pastas...

    ResponderEliminar
  7. Pois, mas devem haver excepções de saudar. Não tenho dados que me permitam tirar uma ideia ajuizada da coisa, mas penso que esse é o pensamento geral da população. No entanto, se achamos que é isso que se passa, temos que fazer por tomar atitudes diferentes dessas.

    ResponderEliminar
  8. dá mt trabalho, além do mais que não me queixei de nada :) tá td mt bom, é td mt bonito... deixa andar pra ver no que vai dar ;)
    além do mais, sou mt tenrinho pra essas coisas ^_^

    ResponderEliminar