15 de junho de 2009

versículos satânicos

Coincidência: terminei o livro há poucos dias, isto passou ontem à noite na sicn. Fiquei muito impressionada; apesar de conhecer a controvérsia, não tinha noção da real dimensão da onda de protestos e discórdia levantada pelOs Versículos Satânicos, no final dos anos 80. A escala não foi o Reino Unido, foi o mundo. Devo dizer que não achei o texto particularmente escandaloso, entendi logo o seu carácter ficcional.

Uma identidade muçulmana construída em torno de um ódio, depois de uma fatwa, a um autor indiano de família muçulmana? O reacendimento da hostilidade Irão/Reino Unido? Cat Stevens a condenar Rushdie à morte? ...

... O multiculturalismo e eternas outras coisas - blasfémia islâmica ou liberdade de expressão? Como nos cartoons. Porque podemos brincar com o Papa e não com Maomé? Podemos até comprar histórias de amor, sexo e linhagens secretas de Jesus com Maria Madalena! O humor e [esta] liberdade, são culturais? Era suposto saber responder a isto? Só tenho perguntas.

10 comentários:

  1. Penso que sim..mas eu também penso muita coisa parva. Olha que o Eriksen vinha já com a ideia do direito e da descontrução utilitária de cultura...mas parece-me que o humor é cultural tal qual a liberdade.

    Se há conceito sobre o qual me custa falar é liberdade. Simplesmente não sei até que ponto perceberei bem o significado da palavra e depois porque me parece que se dá relevância a mais a uma só palavra, ainda mais quando na realidade não parecemos saber lidar com ela..e na maioria dos casos nem estamos interessados em lidar com ela...

    divagações.. e graças a nosso senhor das rotundas as perguntas são sempre mais que as respostas...se já tivesses as respostas davas um tiro no meio da testa e ias ver ausência de cor lá para os lados do céu..eu não quero. Sempre gostei de amarelo.

    ResponderEliminar
  2. Lavagante, devo dizer-te que estás de uma espirituosidade hoje que me enche a alma! (Tens sempre bastante humor, mas deixa-me sublinhar o feeling.)
    Explicas-me Eriksen? Desconstruir utilitariamente a cultura é deitarmos fora o que não serve à convivência e aproveitarmos outras coisas? É que, mais uma vez, seriam precisos juízes! Já dizia a minha avó, 'no tempo do Salazar podia andar-se com o ouro na rua', mas nem por isso prefiro a ditadura!

    Sim, tens razão, a liberdade é complicada, mas é qualquer coisa. Referia-me sobretudo à liberdade de expressão; sei que é uma construção, mas uma construção muito querida. Como ser tolerante com quem a não percebe? Que critérios utilizar? Também os critérios são construções. É uma esquizofrenia, tudo isto. Antes dos media e da globalização era tudo mais fácil, era quase territorial - na minha terra faço o que quiser, dentro do meu Direito. Deixou de ser assim a partir do momento em que recebemos pessoas diferentes e vamos nós para sítios longínquos (acho que não é forçar os 'dados', assumir estas generalidades). Como preservar a diferença,não obrigar à assimilação, e viver com tudo isto? Não são véus, que às vezes até são bem bonitos, é humor! É literatura!

    Se tivesse respostas, vendia-as caras.

    nota: é um exercício de liberdade recusá-la.

    ResponderEliminar
  3. vou reflectir mais sobre essa questão...mas a saber também simpatizo com a palavra liberdade..e em sua homenagem vou votar e aviso-te já k o Homo Tugalensis ali a seguir a virgula parece-me motivo de chicota e risada universal...queres explicar?? sou burra mas parece-me que votar na última é um tudo ou nada hipócrita...estou indecisa, raios!

    ResponderEliminar
  4. ai-qui-a ???? Virgem santissima do céu e tal que raio é isso? ai-qui-a...ai??? tu explica.me assim não consigo votar..LOLOL n posso votar antes de saber pk k me chamas Homo Tugalensis..vem de tuga...??? ahhhhh será? tou tão lentinha minha nossa..se for isso sou tuga sou e com muito gosto:P

    ResponderEliminar
  5. LOL ÓBVIO QUE VEM DE TUGA!

    ai-qui-a é anglo, duh. :P é giro, ora experimenta lá dizer: ai-qui-a / i-ke-a .

    pa, acho q motivo de chacota e risada universal (porque raios escreveste 'chicota'? xD AHAH) é mesmo a última, oh lavagante. mas tu votas na que quiseres, até podes não votar (ficaria triste, confesso).

    primeira: só mania
    segunda: para totós
    terceira: assumamos (nós; eu assumamo e tu assumamas) a nossa tuguidão, nos seus defeitos e virtudes
    quarta: POSER!

    ResponderEliminar
  6. na verdade, todas são motivo de ''chicota universal''. não há espaço para a perfeição, nem no meu blog, nem no Mundo!

    ResponderEliminar
  7. Oh Gil isso tá mesmo mal..eu escrevi chacota..não ves ali o a..duhhh..LOL..sempre a aproveitar os deslizes de cada um irra..bou botar..agora em consciência..ou mais ou menos...

    ResponderEliminar
  8. fiquei um bocado parva com o documentário; esquece lá isso de andar a ler os versículos satãnicos no metro de paris. Obrigada Li, podes-me ter salvo a vida (e que tal o meu lado Huntigtoniano? han..?)
    Carolina

    ResponderEliminar
  9. agora que dizes isso, penso no que lerão as pessoas que vão no metro de livro forrado a papel de embrulho barato..humm..que espécie de adjectivos para os portugueses, cristianismo e bacalhau?
    (o teu lado huntigtoniano só ia bem se não te tivesses lembrado dele :P )
    **

    ResponderEliminar