31 de maio de 2009

vantagens ibéricas

um ano sem o charme dos ímpares angulosos?
sim,
mas afinal são os dos patitos, e dão suerte!

24 de maio de 2009

"Não sou contrário às teorias, sou contrario à interpretação platónica das teorias, que as considera como descrições de características permanentes do universo."
Paul Feyerabend*

no limpa pára-brisas

Anúncio de um dia bem-disposto.
(Nunca descobri a autoria, acho que nem é suposto.)

21 de maio de 2009

an/religião

"Ermo dessa ridente aspiração para o animar e exortar ao sacrifício, o anoréxico mental – esquelèticamente descarnado – mas de espírito tranquilo, faz lembrar o crente de alma cândida e heróica humildade franciscana, que, de costas voltadas para todos os prazeres mundanos, contempla, dia a dia, com místico deleite, o corpo devastado de penitências e acaba, em êxtase beatífico, a vida terrena, como antegozando a beaventurança celestial.” (Elysio de Moura, 2005 (1947): 16)

E.B. 2,3 Qualquer Uma

É com experiência de aluna e de irmã de aluno, que deduzo esta grande cena: "Área de Projecto", "Formação Cívica" e "Estudo Acompanhado" são três verdadeiros tumores no currículo do ensino básico do 5º ao 9ºano. Mais cedo ou mais tarde - depois das fichinhas de somas e subtracções, ortografia e gramática, falharem muitas vezes a missão de ter 30miúdos concentrados em alguma coisa, ao mesmo tempo (pelo menos as suficientes para levar um adulto a desistir dos ideais da profissão) -, vão parar ao jogo do galo ou do enforcado, à vez, no quadro, para fazer o tempo-que-ninguém-desconfia (sair mais cedo? sim, mas só 10 ou 15min).
Não percebo. Ao menos que os miúdos fossem para a rua, correr e namorar, que faz tão bem à saúde! Mas se a ideia é mesmo mantê-los fechados, porque não fazer qualquer coisa útil? Proponho substituir estas três por: Educação para a Saúde - que inc. sexual, com preservativos e professores preparados... -, Formação Cívica a Sério - com direito, media literacy, política, economia, cultura -, e Estudo Acompanhado a Sério - para resolver verdadeiras dúvidas e desenvolver trabalho adaptado às necessidades de cada miúdo; sempre que possível, debates e trabalhos de grupo. Não sei se este seria o melhor formato, mas sei que estes conteúdos são possíveis! Foram possíveis com a minha turma, anos a fio, com o mesmo professor de moral. Obrigada professor Pedro! De religião aprendemos a tolerar, e depois muitos outros temas. E ainda tínhamos tempo para jornais, cartazes, filmes, debates, festas. Tudo isto numa escola pública, onde a cola vinha da nossa casa e a cartolina da do professor.

Anamnese:
- Este filme já está a defender uma posição! O stôr não pode fazer isso!
- Tens razão.
(segue-se uma longa conversa sobre o aborto)

17 de maio de 2009

6=0 Homeostética ("trailer" 08)
e manifestos

instruções para um colapso identitário:

Nota linguística: A palavra antraz deriva do grego «ánthrax». Por influência anglo-saxónica, o termo antrax acabou se popularizando nas imprensas lusófonas. Entretanto, de acordo com a norma culta do português [hum?], é preferível o termo antraz. Antrax é, assim, uma versão que deve ser evitada.
Antrax, wikipédia

Norma culta ou linguagem culta é uma expressão empregada pelos linguistas brasileiros para designar o conjunto de variedades lingüísticas efetivamente faladas, na vida cotidiana, pelos falantes cultos, sendo assim classificados os cidadãos nascidos e criados em zona urbana e com grau de instrução superior completo.
Norma culta, wikipédia
...

antrax. antrax. antrax.

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Já agora, mais útil: Naomar de Almeida Filho, "Ansiedade antraz".

15 de maio de 2009

primeira comunhão

para abrir em janelas diferentes
som
imagem

Medo, medo da eucaristia!

14 de maio de 2009

anti-histamínico ii

... tirando partido da descoberta que isto pode tornar-se um acto de descoberta:

"O ensino do curso de Biologia Aplicada às Ciências Sociais e Humanas na licenciatura em Antropologia na Universidade Nova de Lisboa"
Carlos Henriques de Jesus

Resumo: O Curso de Biologia Aplicada às Ciências Sociais e Humanas e Antropologia Física da Licenciatura em Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, está dividido nos seguintes blocos fundamentais: 1 - Aquisição dum léxico post-disciplinar. 2 - Evolução dos sistemas de comunicação Animais e Humanos. 3 - Teoria da evolução e mecanismos moleculares, celulares, fisiológicos e sociais. 4 - Antropologia Física e Metodologia da datação da linguagem humana articulada.

Palavras-chave:Léxico post-disciplinar; Evolução da comunicação; Competição; Cooperação; Datação da linguagem humana articulada.
Antropologia Portuguesa, 1985, vol3

[private, fcsh]

12 de maio de 2009

foucause (breve desabafo)

! Atenção, conteúdo naif; sintam-se desafiados a fazer-me entender. !

Acabo de chegar de uma pequena conversa em torno de Michel Foucault, encabeçada por J. Ramos do Ó, e estou cheia de angústia. Muito depressa, que o jantar está ao lume, e de forma pouco fundamentada (apesar de falar recorrentemente no senhor e de apreciar-lhe as ideias, conheço pouco mais de 2livros seus), descobri que a maior crítica que fazia ao autor – a omissão da agência – já foi respondida por ele mesmo.
Achava eu, ao pensar um dia destes sobre a situação do corpo na cultura, que podíamos encontrar duas colunas relativamente definidas sobre o assunto: as visões emancipatórias, próximas da agência [produtiva]/do action-man (passo a piada que ouvi de um professor (e que ele terá ouvido de outra pessoa qualquer)), e as visões do adestramento social, próximas do actor/plastic-man (idem). (…) Nesse momento, coloquei Foucault na segunda coluna, sem quaisquer dúvidas. Continuo a crer que se encaixa muito bem, no entanto a coisa afigura-se mais complexa. Existe, afinal, a noção de técnicas de subjectivação, processos pelos quais os indivíduos se constroem (/são construídos?), inscritos nas relações de poder (pa, estou a cortar muito, mas enfiem aqui os discursos, os dispositivos de saber-poder, as disciplinas…), numa situação de aparente autonomia – um “sistema manhoso”, parece. (...) Ora, posto assim, nada escapa a uma qualquer configuração geral das coisas; tudo aquilo que eu perguntar, todas as minhas análises estão, no fundo, previstas! Isto vale o que vale, não é suposto encontrarmos aqui (no meu blog, ha!) a explicação do mundo, mas há algo de evidente neste esquema:

Foucault é uma hipótese irrefutável.

(E daqui fazia um silogismo. Mas não brinquemos com coisas sérias...)

11 de maio de 2009

bombons da vida

Estava eu a trabalhar, boldando uma citaçãozinha que me pareceu aguçada, quando o meu computador ganhou vida e decidiu gozar comigo, na cara! Espero que consigam ler.

Resume-se a isto:

"van Gogh era criativo porque sim"
pc responde: "utopia-regular', pobre criança...

(Nunca tive, nem tenho!, nem nunca ouvi falar em tal fonte.)

10 de maio de 2009

desertos modernos

Grande Reportagem SIC. Gostei especialmente da "falta de partido". Tendo a imaginar os Emirados Árabes Unidos como um sítio fenomenal, onde tudo funciona e são todos ricos e felizes. Sem afirmar isso, nem o contrário, a reportagem mostra uma realidade mais complexa. A sensibilidade com que o faz tira-me os impulsos de juízo e deixa-me com uma grande interrogação, sem pergunta, na cabeça.

de cor: 80%das mulheres seguem para o ensino superior, representando 3 em cada 5alunos - artistas, administração pública...; taxista do Bangladesh ganha 800euros por mês, trabalha 12horas/dia, todos os dias, paga 500euros por um quarto que divide com mais 11homens; construção desenfreada e eng. com saudades da natureza ,que é deserto, falando de uma má imagem que tem de ser combatida; saídas à noite e álcool no Dubai; ...

exílio, diagnóstico diferencial

"Quem é ele? Um exilado. Termo a não confundir, a não aproximar de todas as outras palavras que por aí circulam: emigrado, expatriado, refugiado, imigrante, silêncio, astúcia. O exílio é um sonho de regresso glorioso. O exílio é uma visão da revolução. Elba e não Santa Helena. É um paradoxo interminável: olhar em frente com os olhos sempre voltados para trás. O exilado é uma bola impetuosamente atirada ao ar. Que fica suspensa, parada no tempo, traduzida numa fotografia; privado de movimento, pairando impossivelmente acima da sua terra natal, ele aguarda o momento inevitável em que a fotografia começa a mover-se, e a terra chamará a si o que lhe pertence. É nestas coisas que o Imã vai pensando. O seu lar é um apartamento alugado. Ele é uma sala de espera, uma fotografia, apenas ar.” (Rushdie, S.*)

9 de maio de 2009

Hallelujah
Handel pelo Coro e Orquestra Quaisquercoisas

7 de maio de 2009







In beer xinhinhas trusts.

6 de maio de 2009

antropólogos virtuais

Pentagon wants to replicate anthros

See, anthropologists, this is what happens when you get on your principled high horse and say you’re only going to study people and not help blow them up. You get replaced with a machine. (r/ct)

[momento what the fuck]

4 de maio de 2009

flash-eco

Em Coimbra, no dia da mãe.

2 de maio de 2009

crianças invisíveis


Americana, mas informativo e muito interessante enquanto parte duma iniciativa activista. Desconhecia a dimensão e gravidade da situação das crianças soldado no Uganda e arredores; percebi como andamos desinformados. Alguém ouviu falar de um massacre, na região, no natal passado? Eu não me lembro.
Se puderem, tirem um bocadinho para isto.