21 de maio de 2009

an/religião

"Ermo dessa ridente aspiração para o animar e exortar ao sacrifício, o anoréxico mental – esquelèticamente descarnado – mas de espírito tranquilo, faz lembrar o crente de alma cândida e heróica humildade franciscana, que, de costas voltadas para todos os prazeres mundanos, contempla, dia a dia, com místico deleite, o corpo devastado de penitências e acaba, em êxtase beatífico, a vida terrena, como antegozando a beaventurança celestial.” (Elysio de Moura, 2005 (1947): 16)

11 comentários:

  1. Uma frase barroca do sr Elysio de Moura, psiquiatra de Coimbra pioneiro nas questões da anorexia em Pt. Estou a preparar um trabalho sobre o tema; acho curiosíssimas as intersecções entre esta doença e a religião. Os temas da pureza, perfeição, ascetismo, moralidade..., com algumas nuances, são uma constante em relatos de anorécticas e bulímicas dos dias de hoje.

    ResponderEliminar
  2. Que curioso !! nao é raro as meninas da idade "tipica" da anorexia e bulimia serem muito religiosas ?

    ResponderEliminar
  3. Não que sejam religiosas, mas apresentam atitudes em relação à comida e vida em geral q tendem a reproduzir os mesmos idiomas: lógicas dicotómicas de bom/mau, sentimento de culpa no prazer, angústia na escolha, ênfase no auto-controlo e ascetismo, coisas assim. Algumas tiveram educação religiosa cristã,de facto, mas n é um sin qua non. Por outro lado existem coisas curiosíssimas que misturam inf cristãs e pagãs no 'mundo pro-ana virtual': credo ana, 10mandamentos, invocações, etc.
    Bem-vinda, W.! :) *

    ResponderEliminar
  4. (Isto é uma 'hipótese' q estou a tentar desenvolver, para um trabalho d mestrado.)

    ResponderEliminar
  5. Muito curioso tu referires isso, Agil...

    Eu já tinha pensado nessa hipotese antes, mas creio que também há um algo mais nisso... Quero dizer, não existe também a idea de nessecidade de aceitação física, e de sucesso entre o sexo oposto? Quero dizer, a noção que existe é que algumas das jovens anorécticas têm esses comportamrntos porque querem "ser bonitas", certo? Um pouco de ir ao fundo do desejo de encontrar parceiro sexual que o "não animal" humano tenta negar (falo de ideais extremistas religiosos, etc).

    Mas, obviamente,que nenhu fenómeno humano é simples. Cada problema engloba toda uma série de factores que têm de ser interligados para fazer sentido (ou não :S). E ainda, bem, ou estaríamos desempregados! XD

    ResponderEliminar
  6. Acho q as perturbações do comp alimentar é um bom exemplo dos limites das explicações biológicas da cultura. Repara, n há nada de adaptativo em ter fobia de engordar e achar-se enorme, mesmo quando só se tem 40kgs. Estas raparigas perdem a menstruação, ficam fracas, pouco aptas a quase tudo. Sobre este assunto só chamo a biologia ao barulho na questão da construção do género, na maneira como as mulheres têm maior treino para a vigilância do próprio corpo do que os homens - aqui consigo imaginar algumas continuidades com a aptidão e selecção.
    Aliás, sabemos que a magreza como ideal de beleza contraria os princípios da fertilidade! Existe um estudo mt interessante sobre as capas da Playboy nos últimos 50anos q mostra q mesmo estas modelos são cada vez mais magras e masculinas (ancas menores e cinturas mais largas).

    ResponderEliminar
  7. E ainda, bem, ou estaríamos desempregados! -> esta parte é q não percebi, oh S.! Não estamos?!? xD

    ResponderEliminar
  8. Pah, em relação ao emprego... Não há mesmo muito que possa dizer! XD

    Mas no resto. Lá está, digo desde o inicio que as perturbações alimentares são um fenómeno complexo, e a propria cultura é complexa. Mas não me parece que as pessoas queiram "ser bonitas" apenas por ser bonitas. Mesmo que não o racionalizem, há sempre um motivo para tal. A própria cultura é que se torna não-adaptativa neste caso. Mas o motivo de ser atraente, devido a uma concepção misguided da questão, não afasta o objectivo último, diga-se, dessa mesma resposta. Hoje tou meio confuso, mas percebes o que estou a atentar dizer?
    Obviamente que a cultura é complexa, mas há coisas que não me parecem que existam apenas por existir. Não acredito que estas pessoas queiram alterar o seu aspecto só porque sim. Na minha opinião, isso é simplificar demais. Querem alcançar algo com isso. Todos queremos ganhar algo com as nossas achões, de um modo ou outro. As vezes apenas não o racionalizamos.
    Pelo menos são os meus 5 cintêminos no assim...

    ResponderEliminar
  9. Eh pa, sim, estás meio confuso, mas eu sei qual é o 'teu ponto'. Ok, existe e é verdade, MAS sinto q posso desprezar essa via para o entendimento deste problema, d tão leve que me parecem ser os seus efeitos efectivos,para além do, claro, suporte biológico, necessariamente evoluído. A questão é q esta atracção não tem nada de sexual. É quase uma beleza moral, e a estética é mtas vezes a da infantilidade. Está para vir o matemático - acredito piamente q isto pode ser feito, eu durmo com ele, se aparecer - q me faça o caraças da conta que mostre q certos meios n valem fins com elevado erro. Do género: para qê seleccionar o culto da beleza, biologicamente falando, se em x por cento dos casos isso n dá em atracção do sexo oposto, mt menos em filhos (amenorreia..)! Mais, sabemos q quem selecciona são as mulheres, n os homens; n precisaríamos de padrões mt exigentes, só o tal racio de 0,7 cint/anca e simetria.
    (se for uma mulher, tb durmo.)
    (se n quiseres aparecer pq n queres dormir, n dormimos.)
    (MAS APARECE, CARAÇAS! xD )

    ResponderEliminar
  10. (se calhar já é feito. merda para as divisões disciplinares.)

    ResponderEliminar